quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

13 DICAS PARA MANTER UMA BARBA DE RESPEITO


1 – Quero ficar barbudo, e agora?
Deixar a barba crescer é uma escolha que envolve diversos fatores, principalmente o genético. Não adianta querer uma barba volumosa e fechada se os pelos não crescerem corretamente. Vale a pena procurar o dermatologista caso sua barba possua falhas para corrigi-las e, se os pelos crescerem uniformemente, você deve seguir à risca os conselhos a seguir.
2 – Evite coçar.
Assim que a sua barba começar a crescer, pode ser que ela comece a coçar. Resista à tentação, já que usar as unhas para aliviar a sensação pode ocasionar pelos encravados que, além de incomodar, atrapalham o crescimento dos fios. Usar os produtos pré e pós barba pode te proporcionar uma sensação de conforto por mais tempo, evitando esse incômodo.
3 – O barbear faz toda diferença.
Você já deve ter ouvido muito que fazer a barba no sentido contrário faz com que os pelos cresçam mais fortes e mais rápido. Muitos dizem que é mito, mas muitos também afirmam que funciona. A dica é umedecer bastante os pelos com água morna antes do barbear, pra que eles fiquem mais macios e maleáveis. Nós da Barbearia Dom Gaspar usamos a toalha quente.
4 – Quantas vezes devo aparar a barba?
Isso depende de como a sua barba cresce e qual o tamanho de barba você quer atingir. Barbas curtas devem ser aparadas a cada duas semanas, mais ou menos, enquanto as longas podem ficar mais tempo sem esse corte, de três semanas a um mês. O ideal é que você vá duas vezes por mes a um barbeiro para moldar o desenho da barba para que ele fique do jeito que você quer.
5 – Não deixe a barba crescer descontroladamente.
Deixar a barba longa é algo que demanda certo trabalho, não adianta deixá-la crescer descontroladamente até chegar no tamanho que você quer.  É preciso cuidar do desenho dos pelos regularmente. As laterais, por exemplo, costumam crescer muito mais rápido, por isso o ideal é aparar frequentemente e usar o pente de madeira.
6 – Limpe bem a sua barba!
Não importa o tamanho, a barba suja fica com um aspecto horrível. Se você pensa que só aquela aguinha do banho já vai deixar a barba limpa, está muito enganado. A barba acumula muitas impurezas, por isso são necessários alguns cuidados específicos. Antigamente usávamos shampoos e condicionadores comuns, ou até mesmo um sabonete neutro para limparmos os pelos faciais. Hoje já contamos com produtos específicos para esse tipo de pelo que costuma ser mais grosso e ressecado. Os shampoos para barba ajudam a remover completamente as impurezas acumuladas durante o dia, deixando a barba limpa, hidratada e prevenindo que os pelos fiquem cheios de frizz e desarrumados.
7 – Apesar de todos os cuidados, minha barba continua com os pelos rebeldes. O que posso fazer para controlá-los?
É normal que mesmo com o uso do shampoo para a barba, os pelos não fiquem completamente controlados no desenho que você escolheu. O uso regular de uma loção para a barba pode ser uma ótima solução.
8 – Nada de deixar o bigode caindo na boca.
O bigode é uma das partes mais importantes na hora de cuidar da barba. Por ficar muito perto da boca, é a região que mais acumula sujeira durante o dia todo. Por isso, fique atento para  não deixar os fios caídos sobre a boca. Para isso não acontecer, basta aparar o bigode regularmente e penteá-lo para que ele fique no lugar durante o dia. Outra saída é usar uma cera para bigode, para fixar o bicho no lugar.
9 – Posso modelar a minha barba?
Assim como os cabelos, as barbas agora podem ser modeladas. Para isso, conte com um pente para a barba e uma cera para bigodes (que pode ser usada em toda a barba). Esse é um visual mais ousado, mas, se bem desenhado, o resultado fica muito moderno e elegante.
10 – Use um óleo para barba.
Os pelos ficam em contato com a poluição, sol, vento, comida… Por isso, costumam ficar danificados e ressecados com o tempo. O uso de um óleo para a barba diariamente ajuda a repor os nutrientes dos fios, garantindo que a barba fique hidratada e com aparência saudável. Mas, cuidado: não passe o óleo na raiz dos fios. Isso pode deixar a pele oleosa e colaborar no surgimento de espinhas.
11 – Barba envelhece?
Ah, sabe aquela história de que “barba envelhece”? Pois é, ela pode até te deixar com uma aparência mais madura, mas preserva sua juventude facial por mais tempo. A presença dos pelos no rosto faz com que essa região fique mais bem protegida do vento e a pele fique hidratada por mais tempo.
12 – Uma barba longa faz bem à saúde!
Os bigodes são ótimas barreiras de proteção contra bactérias que estão no ar que podem acabar causando a asma. Se você for adepto da barba longa que cobre até o pescoço, aqueles ataques chatos de tosse provocados por inflamações na garganta não serão mais tão incômodos assim, pois podem durar menos tempo já que a barba mantém essa região bem aquecida.
13 – Não, a sua barba não tem coliformes fecais.
Ao contrário do que disseram alguns estudos divulgados há algum tempo, sua barba não é tão suja quanto uma privada. A barba contém sim sujeiras e acúmulo de resíduos, assim como seu computador, smartphone, etc. Como dissemos anteriormente, a barba fica em contato com a poluição e agressões externas, mas basta ter o mínimo de higiene que vai ficar tudo bem!
Seguindo essas dicas, pode ter certeza que você será muito bem-vindo ao time dos barbudos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário